Internação compulsória: ruim para usuários, bom negócio para empresários e igrejas

Essa semana, o Congresso Nacional está analisando o Projeto de Lei 7663, que altera alguns pontos da lei de drogas. Faz parte de mais uma proposta inserida no avanço do conservadorismo no Brasil, tanto religioso quanto político, que faz o país retroceder no assunto pelo menos uns 30 anos, época em que  se acreditava que o problema das drogas se resolveria com mais repressão policial e cadeia, enquanto outros países hoje discutem a descriminalização e a “despolicialização” do tema das drogas. Mas além dessa reação conservadora, o dinheiro e o lucro podem estar por trás dessa onda de internação compulsória que está para ser aprovada no país.

O caso PA Chil Care, na Pensilvânia

PAWilkes-Barre, na Pensilvânia, tinha uma das taxas mais altas de internação compulsória de jovens “rebeldes” de todo o Estado em 2009. O município, dentro da lógica neoliberal, foi convencido pelo juiz Conahan a fechar o reformatório público e contratar os serviços de uma empresa privada com o eufemístico nome de PA Child Care (Cuidado Infantil). Um de seus donos e diretores era Robert Powell, advogado e empresário, que construiu o reformatório privado por $ 8 milhões, e conseguiu o contrato de aluguel e prestação de serviços com a prefeitura no valor de $ 58 milhões. Um grande negócio.

Mas, para que desse lucros, era preciso o fluxo constante de “clientes”, e outro juiz tratou de fornecê-los. Mark Ciavarella condenou arbitrariamente mais de 6.500 jovens adolescentes a internações compulsórias no PA Chil Care, acusados dos delitos mais absurdos, como brigar com uma amiga num shopping ou por fumar maconha numa festa da escola.

Tempos depois, descobriu-se que o dono do estabelecimento tinha um acordo comercial com os juízes Conahan e Ciavarella. Pelos bons serviços prestados ao estabelecimento privado, ambos ganharam cerca de $ 2,6 milhões de dólares, enquanto os donos do PA Child Care recebiam dezenas de milhões de dólares da prefeitura pelos custos das internações. O reformatório foi fechado e os juízes, presos.

Internação compulsória no Brasil: coincidência?

ICNão cheguei a ler na íntegra o Projeto de Lei do deputado Osmar Terra que pretende aumentar a repressão antidrogas, mas me baseio na análise feita por Denis Russo Burgierman, escritor, diretor de redação da revista Superinteressante e membro da Rede Pense Livre – Por Uma Política de Drogas que Funcione e também por notícias de sites especializados na internet.

Nesse projeto está a proposta da internação compulsória para usuário de drogas, ou seja, a reclusão forçada de pessoas para tratamento. Tal qual os pequenos delitos que viraram crimes em Wilkes-Barre, agora uma mulher que seja coagida pelo marido preso a lhe levar drogas será condenada como traficante, ou aquele menor que solta rojões nas favelas para alertar a presença da polícia terá penas tão altas quanto a de estupradores.

Tudo isso já seria um retrocesso tremendo, a crença na punição e no encarceramento como solução dos problemas das drogas, mas eu quero focar na questão “financeira” do negócio. De acordo com o projeto, será criado um fundo com dinheiro público para financiar as políticas antidrogas no país inteiro. E esse mesmo projeto abre brecha para a criação de entidades privadas e religiosas que receberiam dinheiro público para fazer esse trabalho: são chamadas eufemisticamente (como o Child Care, dos Estados Unidos) de “Comunidades Terapêuticas”, muitas delas mantidas por igrejas, em mais um atentado brasileiro à laicidade que deveria permear as políticas públicas, especialmente na área de Saúde. Segundo Denis Russo, “o projeto não define regras claras para a atuação dessas Comunidades: é um cheque em branco para entidades privadas fazerem serviço público”. Além disso, ele afirma:

O projeto cria conselhos municipais, estaduais e federal para fiscalizar o uso desse dinheiro. Só que esses conselhos terão metade dos seus assentos reservados para “entidades da sociedade civil”. Ou muito me engano ou essas entidades tendem a ser justamente as Comunidades Terapêuticas que os conselhos deveriam fiscalizar. Ou seja, além de receberem o cheque em branco, caberá às Comunidades fiscalizarem a si mesmas.

Alguém tem dúvida de que, tal qual o caso norte-americano, é muito interessante e lucrativo que hajam cada vez mais condenações de usuários, dependentes de drogas e até de gente que não tem nada a ver com isso, para transformá-los em máquina de fazer dinheiro para entidades privadas? A questão é: quantos de nossos políticos estão levando “um por fora” para aprovar essa lei? Ou será que apenas o lobby religioso e seu trunfo de eleitores na manga é suficiente para persuadi-los?

________________________

Fontes:

De volta a 1980

- O caso PA Chid Care pode ser visto em Capitalismo, uma história de amor, documentário de Michael Moore





Comentários

  1. Parabenizo parte do Estado pela "preocupação" em relação aos usuários de drogas e a questão do fornecimento de meios de tratamento para estes - compulsóriamente ou não.

    Mas quando você analisa o outro lado da moeda... bom, é preocupante.

    Nós, cidadãos, esperamos que nosso dinheiro seja bem gasto de forma a melhorar a qualidade de vida e a infraestrutura do nosso país.
    Mas ao nos depararmos com as notícias de obras superfaturadas, desvio de dinheiro, má distribuição de verba pelo Estado, etc, percebemos o quanto somos traídos por quem deveria nos representar...

    E esse PROJETO é mais um exemplo de como os aproveitadores utilizam da ignorância de grande parte da população para conseguirem o que quer: DINHEIRO.

    É uma pena que membros idêoneos do governo (SIM, ELES EXISTEM) sejam incluídos na generalização frequente de "Nossa, como o Estado está corrompido", simplesmente porque aqueles corruptos eleitos por NÓS, nos decepcione tantas vezes e de tal forma a ponto de associarmos instantaneamente o político ao corrupto, ao mal intencionado. (Claro, ainda existem pessoas esclarecidas, que sabem pensar e que são a exceção do que falei anteriormente)

    A explicação para esses infelizes acontecimentos se baseia nestes aproveitadores sendo movidos pelo poder, pelo dinheiro, pelos donos de grandes empresas,[...], e, por último, pela real necessidade da população, de toda ela.

    Ainda sou jovem (17 anos) mas não fico iludida achando que o governo melhorará a ponto de agir corretamente em todos os aspectos sempre ou o contrário: que todos os membros agirão de forma desonesta.
    Desde os primórdios da humanidade houve do indivíduo o interesse no bem estar próprio. Mas com o dinheiro em jogo, isso se intensificou de tal forma, que aproveitar-se do desconhecimento dos indivíduos e articular as palavras ao nosso favor está enraizado em todos os setores, inclusive no político.

    Realmente triste...

    Voltando o tema do post, espero que outras formas de auxiliar dependentes químicos se faça mais eficaz e seja mais honesta com o resto da população.

    ----

    Sou uma leitora nova.

    Encontrei este blog recentemente (não este exatamente, mas o "Rama na Vimana" que acabou me trazendo aqui).
    Gostei do modo como o assunto é abordado (apesar de uma ou outra vez, em minha opinião, ser um pouquinho exagerado algum comentário), mas, pelas postagens que já li, posso dizer que são de qualidade.


    Enfim, parabéns Almir Ferreira =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês